Acção de sensibilização em escola de Esmoriz

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS DE COMPANHIA NA ESCOLA PRIMÁRIA DO CAMPO GRANDE, EM ESMORIZ

 

A Animalmed acredita que os médicos veterinários possuem um papel importante na sensibilização da comunidade para questões relacionadas com o bem estar animal. Neste sentido, foi realizada hoje mais uma acção de esclarecimento subordinada ao tema “Posse responsável de animais de companhia: Como evitar a realidade dramática dos animais abandonados em Portugal”, desta vez na Escola Primária do campo Grande, em Esmoriz. Esta acção foi dirigida a 39 alunos do 2º e 3º anos, que se mostraram bastante interessados nos temas abordados. Gostaria aqui de agradecer a todos, e em particular à professora Lúcia e à professora Luísa, a forma como fui recebida.

 

Milhares de animais são abandonados ano após ano à sua sorte. Sozinhos nas ruas, estes animais estão expostos a vários perigos…envolvem-se em lutas com outros animais, são atropelados, passam fome, sede, frio, são envenenados, maltratados… Eventualmente, alguns têm a sorte de ser recolhidos e realojados temporariamente em associações de animais, onde aguardam por alguém que os adopte. Este foi também um dos pontos focados junto das crianças, tendo sido sugerido que recorressem à adopção de animais junto destas associações, como alternativa à compra de animais.

 

Esta sessão junto dos mais novos centrou-se numa reflexão conjunta sobre os principais aspectos a ter em conta antes de adoptar um animal. Ter um animal é uma responsabilidade que pode durar muitos anos e, a partir do momento em que uma pessoa opta por levar um para casa, torna-se responsável por ele durante toda a sua vida. Um animal de estimação, além de precisar de carinho e atenção do dono, também exige muitas responsabilidades e cuidados.

No final da apresentação, foi oferecido a cada criança um brinde e brochuras sobre cuidados básicos de saúde em cães e gatos, e também folhetos gentilmente cedidos pela “A Pelos Animais”, uma associação de sensibilização para os direitos dos animais.

 

“A educação é a arma mais poderosa que podemos usar para mudar o mundo.”

Nelson Mandela

 

Obrigada crianças pelo vosso interesse e por me ajudarem nesta “missão”!

 

Sara França, Médica Veterinária

 

posse-responsavel2-dez2011